Passarela Instituto Dr. Arnaldo – INCOR

Passarela Instituto Dr. Arnaldo – INCOR – Ambulatório do Hospital das Clínicas

A idéia de construção da Passarela surge da necessidade de interligação médico, laboratorial e funcional de três complexos hospitalares – o recém-construído Instituto Dr. Arnaldo, o Instituto do Coração – INCOR e o prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas.
Seu traçado aéreo em forma de “L”, integrando o pavimento térreo do Instituto Dr. Arnaldo, o segundo andar do INCOR e o sexto pavimento do HC, situa-se a uma altura de 10 metros da Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar.
A implantação da Passarela e sua definição de projeto contou com várias condicionantes, como as inúmeras interferências dos edifícios do entorno, instalações subterrâneas complexas que limitavam a localização de eventuais apoios, o sistema viário atual e a futura garagem subterrânea, o que levou à adoção de uma concepção estrutural fundamentada em grandes vãos e apoios convenientemente localizados.
Definiu-se, então, quatro pórticos, com colunas de diâmetro de 50cm, com vãos entre 25 e 30 metros no trecho longitudinal. Junto ao Instituto Dr. Arnaldo, o apoio dar-se-á através de uma mão-francesa ancorada na estrutura de concreto deste edifício, apoiando-se na outra extremidade no muro de arrimo existente.
Seu aspecto formal caracteriza-se por uma secção transversal circular configurada por vigas “I” a cada 2,50 metros, apoiadas sobre dois perfis “ I” que percorrem longitudinalmente toda a Passarela e seus pórticos, recobertas por chapa metâlica pintada de espessura de 4,25 mm. Foram previstos e definidos estruturalmente espaços no entrepiso, para a passagem de instalações elétricas, de lógica, correio pneumático e eventuais instalações futuras, além de um Plenum central.
Chapas perfuradas localizadas no costado inferior asseguram a ventilação natural, com circulação de ar através de grelhas de piso, chapas perfuradas de forro e saída superior do ar quente. Como complementação, está previsto um sistema de ventilação forçada, que distribui-se através do Plenum do entrepiso central.
Vidros laminados curvos em float verde permitem a iluminação natural e controlam a incidência direta de raios solares.
A Passarela terá controle de acesso e área de credenciamento no lado do Instituto Dr. Arnaldo.
A chegada da Passarela no Ambulatório do Hospital das Clínicas far-se-á no seu vão central, definindo a criação de novos espaços reservados ao credenciamento e um novo Café, edificados sobre um piso em estrutura metálica apoiado na estrutura de concreto existente.