Imprensa

B. Braun inaugura novo Centro Log�stico em Guaxindiba

Projeto Arquiteto Empreendedor

Prêmio Green Building 2014 - Marcas de Destaque

Arquitetura hospitalar: projetos e detalhes, revista AU Edição 247

X Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa

Grandes Marcas Influenciam o Mercado

Os 100 mais influentes da saúde

ENTREVISTA ELETRÔNICA - Greenbuilding Brasil

ZANETTINI ARQUITETURA expõe seus projetos na GREEN BUILDING BRASIL Conferência Internacional e Expo 2013

Os projetos do escritório Zanettini já estão publicados na Galeria da A

Fundamentos da Arquitetura Contemporânea / Siegbert Zanettini

B. Braun investe R$ 346 milhões em nova fábrica

Entrevista com Siegbert Zanettini

Comitiva brasileira do mercado da construção civil sustentável ganha destaque mundial na Greenbuild Internacional Conference & Expo 2012

Centro de Pesquisas da Petrobras ganha novas instalações!

Arquitetos se reúnem para fazer casas para cachorros

III Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2012

Siegbert Zanettini projeta casinha de cachorro para a “Mais Amor aos Animais”!

ABCEM( Associação Brasileira de Construção Metálica)

Breve: Lançamento do aplicativo da Zanettini Arquitetura para Ipad!

V Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar.

Fórum Verde onde tem inovação tem a marca Cebrace

Fórum Verde integra exposição internacional na UnB

Zanettini vence prêmio Green Nation Fest com o projeto do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras

Fórum Verde integra exposição internacional na UnB

FAU abre exposição sobre Arquitetura Responsável

GreenBuilding Brasil 2012 Conferência Internacional & Expo

Projeto Hospital Mater Dei Unidade Contorno da Zanettini Arquitetura na Revista Health Arq

Chegou ao fim o Concurso Cultural para estudantes e recém-formados da Zanettini Arquitetura!

Festival com entrada gratuita acontece de 31 de maio a 7 de junho no Rio

Projeto Aliah premia melhores ideias do concurso Um Hotel Sustentável Para Uma Copa Verde

Vem aí o maior evento de saúde da América Latina!

B. Braun inaugura novo Centro Logístico em Guaxindiba

Arquitetura Brasileira

Vencedores do concurso Um Hotel Sustentável Para Uma Copa Verde serão premiados em evento paralelo do GBC Brasil durante a Feicon Batimat

Arquitetura Hospitalar

Anunciados os vencedores do concurso

AsBEA lança dois novos livros para sua coleção:

Novo Centro de Convenções da Unicamp é projetado em aço por Zanettini

Construir de forma sustentável é o único caminho

O Brasil caminha para um desenvolvimento sustentável na construção civil?

Sem Planos na Área Política

Zanettini lança livro especial na nonaBia e é homenageado em Buenos Aires

Edição especial - A Obra em Aço de Zanettini

Zanettini Arquitetura recebe reconhecimento internacional por investimento em qualidade

Concurso do Projeto Aliah, “Um Hotel Sustentável para uma Copa Verde” irá selecionar modelos de empreendimentos hoteleiros criados por jovens arquitetos

Brasil é o 4º país com mais prédios sustentáveis

Zanettini Arquitetura vence em duas categorias do Prêmio Green Building Brasil 2011

Grandes Construções - Editorial - Um brasileiro dedicado à construção de um novo Brasil

Equipe Zanettini Arquitetura recebe visita do escritório Foster + Partners

Selo comemorativo celebra a inauguração do Fórum Verde no Distrito Federal

Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública será inaugurado no Distrito Federal - TJDFT

Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes entrega o certificado de gestão sócio ambiental para Zanettini Arquitetura

Zanettini participa do programa "Pergunte ao Especialista"

Lançamento do livro e a abertura da exposição itinerante “A BOA ARQUITETURA DE UMA GERAÇÃO”, evento que reuniu alunos, professores e amigos arquitetos

Arquiteto Zanettini participa do evento de lançamento da segunda fase da campanha

Zanettini ganha prêmio Greening na Feicon e prêmio destaque no VII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa na 13ª Office Solution

Zanettini, 50 anos de boa arquitetura

Zanettini Arquitetura inaugura Centro de Pesquisas Schlumberger Brazil Research & Geosciences Center – BRGC na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro

Arquitetura contemporânea e ecoeficiente de Zanettini é tema do livro “Arquiteturas em Contextos de Inovação”

Zanettini Arquitetura comemora a inauguração do projeto de ampliação do CENPES, da Petrobras

 
Workshop destacou o projeto do Hospital Mater Dei que utiliza avançados processos de construção na obra da Unidade Contorno em BH

Dezenas de curiosidades do projeto para a construção do Hospital Mater Dei - Unidade Contorno em Belo Horizonte foram apresentados para vários arquitetos e engenheiros, no dia 25 de maio, durante um workshop dentro do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia e Arquitetura Hospitalar e XII Congresso Internacional de Engenharia e Arquitetura Hospitalar, realizado no período da 19ª Feira e Fórum Hospitalar, em São Paulo (SP).

O empreendimento foi apresentado por cada responsável, em uma mesa composta pelo Professor Siegbert Zanettini (Diretor da Zanettini Arquitetura Planejamento e Consultoria), Thais Barzocchini (Coordenadora de arquitetura da Zanettini), Dr. Henrique Salvador Silva (Presidente do Hospital Mater Dei); Dr. José Salvador Silva (fundador do Hospital Mater Dei) e Edison D. Júnior (Diretor da MHA Engenharia). O evento foi mediado por Rogério Quintela, Diretor do Hospital São Camilo / Santana.

A abertura do workshop foi feita pelo Dr. Henrique Salvador, que destacou a importância da construção de novos hospitais no Brasil, através de imagens em construção. Por meio de um projetor, ele mostrou imagens do projeto de construção. Além de citar dados sobre a história e estrutura da Instituição, o diretor comentou sobre a questão da concorrência existente no País entre vários hospitais privados.

De acordo com o Presidente, a Instituição comprou cerca de 20 casas no entorno do atual hospital a fim de garantir possibilidade de ampliações futuras. Declarou que para elaborar o novo projeto da Unidade Contorno, teve que contratar um escritório inovador na arquitetura. A Zanettini Arquitetura foi então selecionada.

“A estratégia do nosso hospital é criar algo que seja auto-sustentável, com uma atenção relevante na operação do edifício.” Por isso Dr. Henrique Salvador considera importante o contato do arquiteto e o cliente, conforme é feito com o Professor Zanettini.

Dr. José Salvador Silva relatou um pouco da origem do hospital e apresentou alguns diferenciais que o local irá oferecer aos pacientes. Ele mostrou uma foto do terreno do projeto da Unidade Contorno, onde antes funcionava o Mercado Distrital da Barroca, em Belo Horizonte. “Essa é uma área privilegiada por causa da ampla arborização existente e facilidade de acesso dos diversos pontos da capital”, afirmou.

O fundador da instituição ainda mostrou detalhes de uma árvore jequitibá de quase 300 anos, situada no terreno, em que o arquiteto Zanettini pediu para preservá-la. “O hospital fica cercado por um bosque. E o nosso arquiteto soube valorizar isso”, frisou.

Iniciando a palestra de arquitetura, o Professor Zanettini relatou que muitas das construções do Brasil não se preocupam com a sustentabilidade. E ainda disse que busca sempre adotar em seus projetos soluções que possam integrar com o meio ambiente.

Ao ser questionado sobre a utilização do aço na obra, ele disse que a projeção da estrutura metálica no desenvolvimento do projeto é algo fundamental para a edificação. “Fiz mais de 300 obras em aço”, acrescentou o professor.

O professor afirmou que a questão histórica da arquitetura é considerada algo de um mundo cada vez mais holístico. “Você reune conhecimentos, a partir do momento que todas as disciplinas e demais integrantes participem.” Segundo ele a visão holística é algo que hoje deve existir em todos os projetos.

Quanto à incorporação da obra, Zanettini falou que visa contribuir para a biodiversidade natural. “Temos obras que são montadas e desmontadas com resíduos zero. No Mater Dei temos como meta estender a vida útil da edificação para cinquenta anos.”

Ele revelou que conforme fez no hospital, tem o costume de colocar em seus projetos escadas externas nos finais de corredores, para facilitar a rota de fuga em caso de incêndio. Todo o sistema de fachada considerou: vedações em alumínio composto nos tons de branco (predominante) e verde (na região onde acontecem os estacionamentos), esquadrias com vidro insulado azul com persiana interna para escurecimento de alguns ambientes, e brises para garantir o conforto térmico.

Conforme a coordenadora da Zanettini, Thaís Barzocchini, o CTI e o Pronto Socorro do hospital contarão com acesso direto ao heliponto, agilizando o atendimento ao paciente em emergência. Segundo ela as alas de internação receberão paginação de piso com variação de cores distribuídos nos 8 pavimentos. “As unidades de internações contam com 31 leitos por pavimento, informou.

Thais conta que o método de humanização aplicada no ambiente hospitalar visa proporcionar ao paciente que ele se sinta em casa. “A cor, aluz natural, e a visão externa valorizam e humanizam o ambiente hospitalar”, finaliza.

Cobertura: Grupo Mídia

22 de Setembro 2017
Assessoria de
comunicação e
imprensa

Tels: (11) 3849-0394 / 3849-2557 / 3849-9992
E-mail: imprensa@zanettini.com.br