Instituto Santa Úrsula

Instituto Santa Úrsula

O projeto que concebi para o novo Instituto Santa Úrsula reflete a materialização
de uma visão de mundo que venho desenvolvendo há cerca de 30 anos, como arquiteto na prática profissional, e teoricamente como professor, onde atuo na área de educação junto à Universidade de São Paulo, pesquisando a questão cultural como interação
entre reflexão do pensamento e a materialização da realidade.
Encaro a educação como formação cultural global do homem como um ser pleno
e com uma condição humanista renovadora e criadora. Como educador e arquiteto procurei não só atender ao programa estabelecido pelas Irmãs Ursulinas, mas também acrescentar a ele, com esta minha visão, uma série de novas questões à escola, vislumbrando-a como um centro de formação cultural completa do aluno.
Essa formação implica, antes de mais nada, na preparação do indivíduo como cidadão
e de suas relações com o ambiente urbano, investindo na formação de sua urbanidade e civilidade que o projete para a vida coletiva.

A educação global exige também o desenvolvimento das habilidades físico-motoras
da infância e da juventude. Esse aspecto foi amplamente contemplado no projeto,
com a implantação de um complexo esportivo exemplar. Com relação à educação formal, outro dos pilares sobre o qual está assentada a educação global, busquei criar espaços adequados a cada finalidade e área do conhecimento: Além de salas de aula, foram implantados laboratórios, centros de informática, salas de arte, de música, balé, enfim, um conjunto de ambientes para o pleno desenvolvimento dos conhecimentos
nos campos das ciências exatas, biológicas, humanas, e das artes. Todo esse processo ocorreu num contexto de troca de experiências e de procura de renovação, expresso nas atitudes do quadro docente, desde o momento em que se abraçou a causa da nova escola.

Procurei assim absorver todas as necessidades exigidas por esse processo natural
de evolução, sem deixar de lado o significado da longa tradição das Ursulinas em relação ao ensino e ao seu papel histórico no cenário cultural de Ribeirão Preto.